Dos 20 medicamentos mais prescritos no país, nove são genéricos. Em vendas, a categoria responde por quatro dos 20 produtos mais comprados nas farmácias brasileiras

Estudo inédito da Associação Brasileira das  Indústrias de Medicamentos Genéricos, a Progenéricos, compilou os dados de receituário médico e o desempenho da categoria de medicamentos nas vendas no varejo.

A entidade constatou que os genéricos somam 9 entre os 20 produtos mais receitados pelos médicos brasileiros, o que representa 45% do total. Os dados são do Instituto Close Up, que audita o receituário médico no país.

Ranking Prescrição

Para a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a Prógenéricos, os genéricos ocupam boa posição no ranking das prescrições médicas no país, mas ainda é possível buscar mais espaço.

“Os médicos, embora confiem no genérico, ainda são muito influenciados pelas marcas de referência e similares que investem na propaganda direta sobre esses profissionais. É preciso considerar as condições sociais dos pacientes e lembrar que os genéricos são opções seguras, eficazes e substancialmente mais baratas que os demais produtos”, ressalta Telma Salles, presidente executiva da entidade.

No Varejo

O estudo também observou que no varejo os genéricos respondem por apenas quatro produtos entre os 20 mais vendidos em unidades nas farmácias brasileiras, de acordo com dados do IMS Health, consultoria especializada em auditar as vendas de medicamentos no Brasil. Os genéricos respondem por ___% do total das vendas da relação dos produtos mais vendidos. A somatória das vendas do ranking em unidades soma ____% do total das vendas do setor em unidades.

Vale destacar, porém, que entre os 20 mais vendidos em unidades, três deles não apresentam versões genéricas. Na relação dos “blockbusters” , ___ produtos são medicamentos isentos de prescrição, os chamados MIPs (sigla para o termo medicamentos isentos de prescrição).

Ranking Unidades

Entre os 20 produtos campeões em venda pelo critério faturamento, os genéricos somam seis produtos e respondem por ___% do faturamento das vendas da relação de produtos que figuram no ranking. O ranking dos mais vendidos,  por sua vez, representam ___% da receita total do setor farmacêutico no país. A presença de MIPs no ranking que classifica os produtos por faturamento é menor que em unidades.

Ranking Faturamento

Para a PróGenéricos, o estudo mostra que a força dos genéricos está nos medicamentos de prescrição, destinado ao tratamento das doenças crônicas. “É através da ampliação do acesso a esses produtos que os genéricos vem conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro”, afirma Salles.

Expansão

Nos dois primeiros meses de 2014, os genéricos registraram crescimento de 18 % nas vendas em volume, acumulando 130,8 milhões de unidades vendidas, contra 112,5 milhões no ano passado. Em valores, as vendas da categoria atingiram a marca acumulada de R$2,3 bilhões entre janeiro e fevereiro de 2014, acumulando crescimento de 21,7%.

A economia acumulado pelos consumidores brasileiros que optaram por substituir os produtos de referência (marca) pelos genéricos, de 2000 a 2013, já atingiu a marca de R$43,4 bilhões.

Recorde Market Share

Desde que chegaram às farmácias brasileiras, em 2000, os medicamentos genéricos se configuraram na categoria de medicamentos que mais cresceu em vendas no período. Com taxas anuais de crescimento acima dos dois dígitos os genéricos já somam 28,2% de participação de mercado em fevereiro passado, maior resultado alcançado pelo setor na história.

Farmácia Popular

Salles aponta, ainda, que os programas de assistência farmacêutica do governo, como o Farmácia Popular, também são fundamentais para que o crescimento do setor e o fortalecimento das empresas. “Hoje, no setor público, mais do que uma obrigatoriedade legal, o médico receita o genérico porque sabe que o produto funciona, que tem qualidade e que a população pode pagar pelo produto”, afirma. Os genéricos correspondem a 85% das vendas do Programa Farmácia Popular, segundo dados do Ministério da Saúde.

Sobre a ProGenéricos

Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) é uma entidade  que congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização medicamentos genéricos no país.

Sem fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil através da consolidação e ampliação do mercado de genéricos.

Juntas, as associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento de genéricos no país. Articulando-se com diversos setores da sociedade, instituições de ordem pública e privada, a Pró Genéricos canaliza as ações de suas associadas, dando densidade ao debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país. Visite o site: www.progenericos.org.br