Farmacêuticas e drogarias sobem pressão contra ICMS, que vai elevar preço de remédio

'O melhor', diz médico em artigo sobre medicamento genérico

Indústria diz que São Paulo superestimou preços para calcular ICMS de genéricos e pede suspensão de portaria

A PróGenéricos, associação que reúne as indústrias de genéricos e biossimilares, envia nesta quarta-feira, 25, um ofício ao subsecretário da Receita estadual de São Paulo, Luiz Márcio de Souza, pedindo a suspensão da portaria 116/2022, que deve aumentar os preços dos medicamentos genéricos no Estado a partir de 1º de fevereiro.

“O governo de São Paulo está superestimando valores de insumos para a base de cálculo do ICMS que entra em vigor mês que vem. Na prática, isso aumenta o preço para o consumidor e pode inviabilizar o acesso da população a vários genéricos”, explica o presidente-executivo da PróGenéricos, Thiago Meirelles. Ele alerta ainda que muitos dos medicamentos que aumentarão de preço, como antibióticos, são de uso contínuo.

A entidade tem uma reunião marcada no próximo dia 31 de janeiro com o subsecretário para conversar sobre as discrepâncias identificadas pela indústria, que considera que a gestão estadual superestimou valores na lista de insumos e medicamentos que foi atualizada para compor a base de cálculo do ICMS no Estado.

Saiba mais em matérias da Folha de S.Paulo (apenas para assinantes) e do UOL.