Eurofarma anuncia parceria e planeja fundação de instituto

Nesta segunda-feira (12), a Eurofarma — associada da PróGenéricos e reconhecida por sua expertise regulatória na América Latina — firmou um acordo com a Sinovac, empresa chinesa de destaque global por suas inovações em vacinas, tecnologias de mRNA e biotecnologia avançada.
A principal iniciativa resultante da parceria é a criação do Instituto Brasil-China para Inovação em Biotecnologia e Doenças Infecciosas & Degenerativas (iBRID). Sediado no Brasil, o instituto será um centro de excelência dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções terapêuticas de alta complexidade para doenças infecciosas, câncer, condições imunológicas e degenerativas. O iBRID terá como foco tecnológico vacinas de nova geração (como mRNA e proteínas recombinantes), anticorpos monoclonais, imunoterapias e terapias celulares e genéticas avançadas.

Durante a cerimônia de assinatura, realizada na China, estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Representando a Eurofarma, participou o Diretor-Executivo Walker Lahmann — que também é conselheiro da PróGenéricos. Walker também participou de um painel no Seminário Brasil-China organizado pela ApexBrasil, intitulado Investimentos e Novas Oportunidades de Financiamento.

Na ocasião, foram firmados três eixos de acordos estratégicos entre representantes do governo brasileiro e empresas chinesas, voltados à pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia e fortalecimento da produção nacional. Parcerias voltadas à produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) também foram aceleradas, reforçando o compromisso com a autonomia e a inovação na área da saúde no Brasil.