Atenolol está entre os 10 medicamentos mais vendidos no Brasil

Uso contínuo e eficácia no controle da hipertensão impulsionam vendas do betabloqueador

Um dos medicamentos genéricos mais prescritos no combate à hipertensão arterial, o atenolol figura atualmente como o oitavo medicamento mais vendido no Brasil. Utilizado principalmente no tratamento de doenças cardiovasculares como hipertensão, angina (dor no peito) e arritmias, o betabloqueador tem demonstrado sua relevância ao longo dos anos.

De uso contínuo, ele se tornou um dos pilares no tratamento da hipertensão – condição que afeta cerca de 30% da população adulta no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. O medicamento atua bloqueando os efeitos da adrenalina no organismo, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que diminui significativamente o risco de complicações como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), o atenolol não é o único medicamento para hipertensão presente na lista dos mais vendidos. “É importante destacar que o ranking inclui outros dois fármacos amplamente utilizados no controle da pressão arterial alta: o enalapril e a losartana. Isso reforça não apenas a relevância dos medicamentos genéricos, mas também a diversidade de opções terapêuticas disponíveis para os pacientes, ampliando o acesso e a personalização do tratamento”, explica.

10 genéricos mais vendidos no País

Losartana

Dipirona Sódica

Hidroclorotiazida

Nimesulida

Tadalafila

Simeticona

Enalapril

Atenolol

Sildenafila

Sinvastatina

Fonte: IQVIA – MAT Fevereiro/2025

A tendência é que a demanda pelo medicamento permaneça elevada nos próximos anos, acompanhando o envelhecimento da população e o aumento da incidência de doenças crônicas no País.

Em contextos gerais, a hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

Fumo;
Consumo de bebidas alcoólicas;
Obesidade;
Estresse;
Elevado consumo de sal;
Níveis altos de colesterol;
Falta de atividade física.

Os sintomas da hipertensão podem se manifestar por dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

cc: pexels-thirdman-7659573