Câmara dos Deputados realiza Sessão Solene em homenagem aos Medicamentos Genéricos

Em alusão ao Dia do Medicamento Genérico, celebrado em 20 de maio, a Câmara dos Deputados promoverá, no dia 15 de maio, às 14h, uma Sessão Solene no Plenário da Casa com o objetivo reconhecer o papel dos medicamentos genéricos na promoção do acesso à saúde no Brasil
A Câmara dos Deputados realizará, no dia 15 de maio, às 14h, uma Sessão Solene no Plenário da Casa em homenagem aos medicamentos genéricos e aos avanços da indústria farmacêutica instalada no Brasil. A cerimônia, proposta pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), tem como objetivo reconhecer a relevância da política de medicamentos genéricos e do setor estratégico para o desenvolvimento de tratamentos que ampliam o acesso da população a medicamentos de qualidade, seguros e acessíveis.
Para Tiago de Moraes Vicente, presidente-executivo da PróGenéricos, a solenidade simboliza o reconhecimento de uma política pública consolidada, responsável por promover melhorias na qualidade de vida da população e gerar significativa economia tanto para os consumidores quanto para o sistema de saúde. O evento reunirá parlamentares, autoridades da área da saúde e representantes da indústria farmacêutica para celebrar o impacto dos medicamentos genéricos no Brasil.
De acordo com o presidente, o setor movimentou R$ 20,4 bilhões em 2024, um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior. “É um desempenho que reforça o protagonismo dos genéricos dentro da indústria farmacêutica nacional”, afirma Vicente.
Por legislação, os genéricos devem custar pelo menos 35% menos do que os medicamentos de referência. Na prática, o desconto médio oferecido ao consumidor chega a 67%. Desde a criação da categoria no Brasil, a economia direta gerada aos brasileiros já ultrapassa R$ 341 bilhões.
Crescimento acima da média do setor
Enquanto o mercado farmacêutico nacional como um todo registrou, em 2024, um crescimento de 5,71% em volume de unidades vendidas e 11,39% em faturamento, os genéricos superaram essas médias em ambas as métricas. Foram mais de 5,6 bilhões de unidades comercializadas no total.
Vicente destaca ainda o papel estratégico dos genéricos no varejo farmacêutico, com forte presença nas principais classes terapêuticas consumidas pela população: sistema cardiovascular, sistema nervoso, metabolismo, sistema esquelético e agentes anti-infecciosos. Dos 20 medicamentos mais prescritos no Brasil, 15 são genéricos.
O evento será aberto ao público, mas é importante chegar com antecedência para garantir acesso e acomodação adequada.
Serviço
Evento: Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Medicamento Genérico
Data: 15 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: Plenário da Câmara dos Deputados – Brasília (DF)