Crise faz aumentar a procura por genéricos
Autor: Mariana Viana
19/05/2017 – 12:39
A crise econômica e, consequentemente, a necessidade dos brasileiros de gastar menos, fez aumentar a procura por medicamentos genéricos. De acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), com base nos indicadores do IMS Health, instituto que audita o varejo farmacêutico no Brasil e no mundo, em janeiro deste ano as vendas cresceram 11,14% em comparação ao mesmo mês do ano passado.
No total, foram comercializadas mais de 92 milhões de unidades em janeiro de 2017 contra 82,818 milhões no mesmo período de 2016. A farmacêutica Apoema Coutinho, funcionária de uma farmácia no Centro de Teresina, o aumento das vendas começou a ser notado ainda no ano passado.
“Desde 2016, as pessoas têm procurado mais os genéricos porque são medicamentos de baixo custo e com garantia de qualidade para os consumidores, pois eles são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É isso que as pessoas procuram, qualidade e bom preço”, conta.
Ela informa ainda que os genéricos mais procurados são aqueles de uso contínuo, como por exemplos, os medicamentos para controlar a pressão arterial. “Além deles, também vendemos muitos remédios para dor de cabeça, gripe, febre. No caso dos antibióticos, que são bastante procurados, vendemos apenas com receita médica”, esclarece.
A procura por esse tipo de medicamento cresceu tanto que quase 40% da população já o utiliza.Uma pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (Ifepec) revelou recentemente que os medicamentos genéricos venceram a desconfiança e que 37% dos consumidores brasileiros adquirem medicamentos dessa modalidade.
Um dos fatores que também favoreceu o crescimento das vendas dos medicamentos genéricos este ano foi o reajuste na tabela de preços de 19 mil remédios. A previsão de aumento dos valores em até 4,76% foi anunciada em março deste ano.
Ver original: http://www.capitalteresina.com.br/noticias/geral/crise-faz-aumentar-a-procura-por-genericos-51172.html