Genéricos disponíveis para tratamento de diabetes

Condição que afeta a maneira como o corpo processa a glicose no sangue, a diabetes mellitus é uma doença que possui vasta linha de medicamentos genéricos como opção de tratamento contínuo no Brasil

Síndrome metabólica conhecida, a Diabetes Mellitus (DM) é uma condição resultante de diversas origens, que envolvem a deficiência e/ou a incapacidade da insulina em exercer seus efeitos de maneira adequada. Segundo Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões.

De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), a indústria farmacêutica já descobriu mais de 40 moléculas para o tratamento de diabetes e atualmente mais de 10 delas estão disponíveis na versão genérica. “Por ser uma condição de tratamento prolongado, é crucial que aqueles que vivem com a síndrome, bem como para suas famílias e comunidades, saibam quais são as melhores opções de tratamento disponíveis”, conta.

Como a diabetes afeta o corpo?

Em suma, a doença modifica a maneira como o corpo controla a glicose (açúcar) no sangue. Normalmente, o pâncreas produz um hormônio chamado insulina, que ajuda as células a absorver a glicose e usá-la para obter energia. No entanto, em pessoas com diabetes, o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la de maneira eficaz, levando a níveis elevados de glicose no sangue.

Tipos de Diabetes:

Existem diferentes tipos de diabetes, incluindo:

  1. Diabetes tipo 1: geralmente diagnosticado em crianças e jovens adultos, o diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói as células produtoras de insulina no pâncreas.
  2. Diabetes tipo 2: mais comum, o diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la eficazmente. Fatores como dieta, peso, histórico familiar e estilo de vida podem aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
  3. Diabetes gestacional: este tipo de diabetes ocorre durante a gravidez e geralmente desaparece após o parto. No entanto, mulheres que tiveram a condição têm um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
  4. Diabetes insipidus: essa é a única das quatro descritas que não está relacionada ao aumento da glicose no sangue. Ela ocorre quando há uma deficiência na produção do hormônio antidiurético (ADH) ou ainda quando há resistência à ação desse hormônio nos túbulos renais.

Sintomas do Diabetes:

Os sintomas do diabetes podem variar, mas incluem:

  • Aumento da sede e da fome
  • Micção frequente
  • Fadiga
  • Visão turva
  • Feridas que cicatrizam lentamente
  • Perda de peso inexplicada
  • Formigamento ou dormência nas mãos ou nos pés

Tratamento do Diabetes:

O tratamento do diabetes visa manter os níveis de glicose no sangue dentro de uma faixa saudável e prevenir complicações. As opções de tratamento incluem:

  1. Medicação: para pessoas com diabetes tipo 1, a insulina é essencial para controlar os níveis de glicose no sangue. Para aqueles com diabetes tipo 2, podem ser prescritos medicamentos orais, injetáveis ou insulina, dependendo da gravidade da condição.
  2. Dieta saudável: uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e manter um peso saudável.
  3. Atividade física: o exercício regular pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e controlar o peso, ajudando assim a controlar o diabetes.
  4. Monitoramento da glicose: monitorar regularmente os níveis de glicose no sangue é essencial para controlar o diabetes e ajustar o tratamento conforme necessário.
  5. Educação e apoio: receber educação sobre o diabetes e apoio emocional de profissionais de saúde e grupos de apoio pode ser fundamental para gerenciar a condição com sucesso.
  6. Terapia hormonal: em casos de diabetes insipidus, pode ser que exista necessidade de iniciar uma terapia de reposição hormonal.

As 10 moléculas de medicamentos genéricos disponíveis no mercado:

Clomipramina
Dapagliflozina
Desmopressina
Glibenclamida
Gliclazida
Glimepirida
Metformina
Pioglitazona
Repaglinida

Vildagliptina

Portanto, esta é uma condição séria que requer atenção e cuidados constantes. Com o diagnóstico precoce, tratamento adequado e mudanças no estilo de vida, muitas pessoas com diabetes podem levar vidas plenas e saudáveis. Para mais informações sobre o diabetes e opções de tratamento, consulte um profissional de saúde.

crédito: pexels-photomix-company-1001897