Genéricos dominam e ampliam mercado da Finasterida, principal droga utilizada no tratamento do câncer de próstata
O disputado mercado da Finasterida, principal medicamento utilizado no tratamento do câncer de próstata, cresceu 78,9% nos últimos 5 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, No Brasil, a doença é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Se em 2010 foram comercializadas 860,2 mil unidades do produto, em 2014 o número saltou para 1,309 milhões. Levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos, demonstra que os genéricos vêm ampliando a participação de mercado na comercialização total destas drogas, o que significa que mais pacientes vem conseguindo se tratar. Se em 2010 os genéricos respondiam por 67% do volume de unidades de Finesterida comercializado no país, hoje a categoria de medicamento representa 79,5%. “Trata-se de mais um caso de doença grave e com alta prevalência no país em que os genéricos vêm se posicionando como principal instrumento de saúde pública de promoção do acesso”, afirma Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos.
A comercialização da Finasterida 5mg cx. 30, que em sua versão genérica apresenta preços, em média, 291,01% inferior aos produtos de marca, respondeu por um faturamento de R$77,2 milhões em 2014, sendo que os genéricos respondem por 83% deste faturamento, ou seja, R$64,7 milhões. A receita dos fabricantes de genéricos em 2010, ano em que a comercialização atingiu a marca de R$39,4 milhões, era de 74%. “Os genéricos seguem ampliando o consumo total da substância, mas também aumentando sua fatia neste mercado que deverá ser quase que exclusivamente dominado por fabricantes de genéricos. A Finasterida já entrou para rol de cases de produtos que mudaram a realidade de tratamentos fundamentais para a saúde da população brasileira”
Ainda de acordo com o Inca, mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Os dados de mercado foram extraídos da base do IMS Health. Extrato referente à comercialização do produto mostra o desempenho das principais empresas de genéricos que comercializam o produto no mês de setembro.
Sobre a Pró Genéricos
Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) é uma entidade que congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização medicamentos genéricos no país.
Sem fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil por meio da consolidação e ampliação do mercado de genéricos.
Juntas, as 16 associadas da Pró Genéricos concentram mais de 90% das vendas do segmento de genéricos no país. Articulando-se com diversos setores da sociedade, instituições de ordem pública e privada, a Pró Genéricos canaliza as ações de suas associadas, dando densidade ao debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país. Visite o site: www.progenericos.org.br