Genéricos já somam 65% dos medicamentos mais prescritos no país

Pesquisa inédita da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a Progenéricos, que compilou o ranking dos 20 medicamentos mais prescritos no país entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014, aponta que os genéricos já somam 13 produtos no ranking, o que corresponde a 65% do total.

A pesquisa, que se baseou nos indicadores do Close Up,  instituto que audita receita médica no país, aponta ainda que todos os produtos prescritos pela marca já encontram cobertura no segmento de genéricos.

Tabela

“A pesquisa nos mostra que os genéricos hoje já são maioria nas prescrições, mas é importante ressaltar que a categoria de medicamentos está preparada para substituir todos os outros produtos em que o médico optou prescrever pela marca”, afirma Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos. A executiva ressalta que os genéricos já atendem mais de 95% das doenças catalogadas pelo Ministério da Saúde.

Com preço 35% inferior aos produtos de referencia, como determina a lei, os genéricos são os únicos produtos que atualmente podem substituir os produtos de marca indicados nas receitas. Isso ocorre por que passam por testes que garantem qualidade, eficácia e segurança idênticas aos do produto inovador. A troca pelo genérico pode ser feita pelo farmacêutico e requisitada pelo consumidor.

Expansão pela troca inteligente

Graças a essa prerrogativa legal da intercambialidade (troca do produto de referência pelo genérico) é que os genéricos vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Dados do IMS Health, instituto que audita as vendas do setor no varejo, apontam que os genéricos atingiram a marca histórica de participação de mercado no país em fevereiro: 28,2%.

“Pesquisa do Datafolha demonstra que 58% da população brasileira considera os genéricos confiáveis, o que sustenta o argumento de que o genérico conquista espaço substituindo os produtos de referencia sem qualquer risco quanto à eficácia e segurança nos tratamentos”, afirma a executiva.

Nos dois primeiros meses de 2014, os genéricos registraram crescimento de 18 % nas vendas em volume, somando 130,8 milhões de unidades vendidas, contra 112,5 milhões no ano passado. Em valores, as vendas da categoria atingiram a marca acumulada de R$2,3 bilhões entre janeiro e fevereiro de 2014, acumulando crescimento de 21,7%. “Somos o motor da indústria farmacêutica no Brasil. Enquanto crescemos 18%, o mercado total cresceu apenas 12%, o que mostra nossa força”, diz Salles.

A economia acumulado pelos consumidores brasileiros que optaram por substituir os produtos de referência (marca) pelos genéricos, de 2000 a 2013, já atingiu a marca de R$43,4 bilhões.

Farmácia Popular

A presidente da PróGenéricos aponta, ainda, que os programas de assistência farmacêutica do governo, como o Farmácia Popular, também são fundamentais para que o crescimento do setor e o fortalecimento das empresas. “Hoje, no setor público, mais do que uma obrigatoriedade legal, o médico receita o genérico porque sabe que o produto funciona, que tem qualidade e que a população pode pagar pelo produto”, afirma. Os genéricos correspondem a 85% do volume de produtos dispensados pelo Programa Farmácia Popular, segundo dados do Ministério da Saúde.

Sobre a ProGenéricos

Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) é uma entidade  que congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização medicamentos genéricos no país.

Sem fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil através da consolidação e ampliação do mercado de genéricos.

Juntas, as associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento de genéricos no país. Articulando-se com diversos setores da sociedade, instituições de ordem pública e privada, a Pró Genéricos canaliza as ações de suas associadas, dando densidade ao debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país. Visite o site: www.progenericos.org.br