PróGenéricos entrega a presidente eleito propostas para setor farmacêutico
A presidente executiva da PróGenéricos, Telma Salles, entregou ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva uma carta com oito propostas de ações, instrumentos e políticas públicas para fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde (CIS).
Entre outros pontos, o documento destaca a importância da ampliação do acesso dos brasileiros a medicamentos, principalmente genéricos e biossimilares.
“O acesso a medicamentos pelo cidadão é um dos pilares do direito à saúde, previsto em nossa Constituição Federal. Apesar de ser dever do Estado, acreditamos que a indústria farmacêutica também tem responsabilidade nessa questão. É por isso que defendemos a existência de um conjunto de políticas, ferramentas e instrumentos modernos e competitivos que, de fato, propiciem e consolidem o estabelecimento de um Complexo Industrial da Saúde capaz de alcançar esse propósito”, diz um trecho da carta.
Confira as principais propostas apresentadas pela PróGenéricos:
- Estabelecimento e consolidação de políticas públicas e programas perenes, voltados ao fortalecimento do CIS e à ampliação do acesso a medicamentos;
- Uso do poder de compra do Estado;
- Promoção de segurança jurídica;
- Formulação de política de preços adequada;
- Reforma fiscal;
- Fortalecimento e modernização dos agentes reguladores e entes públicos;
- Investimento em ciência e formação de mão de obra capacitada;
- Aprimoramento da interlocução entre Administração Pública e setor privado.
A entrega da “Carta ao Presidente” foi notícia na imprensa. Leia no site Panorama Farmacêutico.