Venda de medicamentos genéricos cresce 10, 6% em 2014 e movimenta R$16,2 bilhões no ano de 2014
Venda de medicamentos genéricos cresce 10, 6% em 2014 e movimenta R$16,2 bilhões no ano
Categoria responde por 28% dos medicamentos comercializados nas farmácias brasileiras
Em um ano marcado pelo fraco desempenho da economia brasileira, o mercado de medicamentos genéricos conseguiu manter um crescimento acima da casa dos dois dígitos em unidades, com expansão de 10,6%, superando os 7,9% registrados pelo mercado farmacêutico brasileiro.
As informações, levantadas pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos, com base nos indicadores do IMS Health, apontam que foram comercializadas 871,7 milhões de unidades de medicamentos genéricos ao longo dos 12 meses de 2014, contra 788,2 milhões em 2013.
As indústrias de genéricos realizaram vendas de R$16,2 bilhões frente aos R$13,6 7 bilhões registradas em 2013, o que representa um crescimento de 18,5%. Em faturamento, o desempenho do mercado de genéricos também ficou acima da média registrada pelo mercado farmacêutico total, que foi de 13,2%. As vendas totais de medicamentos no varejo brasileiro somaram R$65,7 bilhões em 2014 contra R$57,8 bilhões registrados no ano anterior.
“Com preços, em média, 60% inferiores aos produtos de referência, os genéricos ganham ainda mais relevância em cenários de economia estagnada e risco de comprometimento na renda”, afirma Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos.
Mas a executiva acredita que o desempenho acima da média do setor se dá principalmente pelo amadurecimento dos genéricos como uma política eficiente de saúde pública, aliando em um mesmo produto, preço baixo, qualidade, eficácia e segurança. “Conquistamos a confiança do consumidor e dos profissionais da saúde, que sabem que podem contar com os genéricos”, analisa.
Economia ao Consumidor
A PróGenéricos monitora, desde 2001, a economia acumulada pelo genéricos aos consumidores brasileiros que chegou a R$55,4 bilhões em 2014. “Esse valor é a soma da economia realizada por todos os consumidores que desde 2001 optaram em alguma situação por comprar um genérico e não um produto de referência ou de marca”, explica Salles.
Apesar dos números superiores aos registrados pela indústria farmacêutica como um todo, além de ficar muito acima do desempenho geral da economia brasileira, os fabricantes de genéricos afirmam em unanimidade que esperavam um crescimento de pelo menos 15% em unidades. “O mercado de genéricos é bastante competitivo e se faz por vendas em escala. Quando maior crescimento, melhor para as indústrias e para o país como um todo, pois representa ampliação doa cesso a medicamentos, que é o principal objetivo dos genéricos enquanto política de saúde pública”, afirma.
Participação de Mercado
Salles afirma, ainda, que o genérico ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. Com 28% de participação de mercado registrada em 2014 (em 2013 era 27%), a executiva espera que o setor bata em 2015 a marca de 30% de participação de mercado. “O mundo traz grandes experiências em países em que há apoio governamental por meio de políticas de acesso. Nesses casos, a participação de mercado é bastante superior à brasileira”, explica. A executiva reforça que no Brasil, o Programa Farmácia Popular vem exercendo o papel de ampliar o acesso por meio de subsídios e co-pagamento. Os genéricos são 85% dos produtos dispensados no programa.
Ranking Global de Market Share
País
Market Share
EUA
80%
Alemanha
66%
Inglaterra
60%
Holanda
57%
Dinamarca
53%
Lançamento de novos produtos
Para se tornarem ainda mais competitivas, as indústrias vêm apostando no lançamento de novas apresentações de produtos. “A Anvisa entende que uma maior oferta beneficia o consumidor e tem trabalhado na agilização de registros de novos genéricos”, diz Salles.
Genéricos: bom negócio para as maiores
A opção de produzir e comercializar genéricos tem sido uma boa aposta para as indústrias farmacêuticas em operação no país. No ranking das 10 maiores empresas em operação no país, 8 são fortemente atuantes no segmento de genéricos, conforme demonstra os dados do IMS Health.
Ranking Mercado Total
Mercado de Total – MAT – Dezembro/2013 x MAT – Dezembro/2014
MAT – Dez-2013
MAT – Dez-2014
Evol. %
1
EMS CORP
3.217.891.274
3.404.072.289
5,79%
2
HYPERMARCAS CORP
2.416.362.051
2.692.559.194
11,43%
3
SANOFI CORP
2.529.412.196
2.291.140.479
-9,42%
4
NOVARTIS CORP
1.666.239.104
1.779.651.770
6,81%
5
ACHE
1.404.501.071
1.527.142.035
8,73%
6
EUROFARMA CORP
1.128.441.267
1.331.532.518
18,00%
7
TAKEDA PHARMA CORP
859.543.421
869.385.890
1,15%
8
BAYER CORP.
721.485.178
766.313.120
6,21%
9
PFIZER CORP
731.835.252
736.671.704
0,66%
10
GSK CORP
650.307.440
658.953.185
1,33%
Ranking Mercado de Genéricos
Mercado de Genérico – MAT – Dezembro/2013 x MAT – Dezembro/2014
MAT – Dez-2013
MAT – Dez-2014
Evol. %
1
EMS CORP
2.028.051.660
2.084.618.801
2,79%
2
SANOFI CORP
1.355.964.802
1.123.786.588
-17,12%
3
HYPERMARCAS CORP
613.429.218
817.477.181
33,26%
4
EUROFARMA CORP
471.652.449
627.962.081
33,14%
5
NOVARTIS CORP
441.377.024
591.602.203
34,04%
6
ACHE
367.264.500
433.005.612
17,90%
7
TEUTO BRASILEIRO
328.573.473
422.385.526
28,55%
8
PRATI DONADUZZI
175.601.879
164.362.939
-6,40%
9
NOVA QUIMICA
105.668.473
145.172.103
37,38%
10
MERCK SERONO
71.768.850
76.574.437
6,70%
Sobre a ProGenéricos
Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) é uma entidade que congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização medicamentos genéricos no país.
Sem fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil através da consolidação e ampliação do mercado de genéricos.
Juntas, as associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento de genéricos no país. Articulando-se com diversos setores da sociedade, instituições de ordem pública e privada, a Pró Genéricos canaliza as ações de suas associadas, dando densidade ao debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país. Visite o site: www.progenericos.org.br
Mais informações:
Conteúdo Comunicação Tel.:55 11 5056 9800
Cláudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com) 55 11 9945 7005
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