
Genéricos crescem 3,67% no primeiro semestre, enquanto indústria recua 0,65%

Eurofarma anuncia parceria e planeja fundação de instituto

Câmara dos Deputados realiza Sessão Solene em homenagem aos Medicamentos Genéricos

Ministro da Saúde se reúne com líderes da indústria farmacêutica

Genéricos crescem 7,04% em 2025 e consolidam protagonismo no mercado
PróGenéricos
A Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização desses produtos no país.
Quem somos
Fundada em janeiro de 2001 e sem fins econômicos, a PróGenéricos tem a missão de contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil através da consolidação e ampliação do mercado de genéricos e de biossimilares.
MARCAS ASSOCIADAS
Genéricos
O programa de medicamentos genéricos no Brasil foi criado em 1999, com a promulgação da Lei n 9.787, a fim de implementar uma política consistente de acesso a medicamentos de forma econômica, segura e eficaz.
O que são genéricos?
Os medicamentos genéricos se tornaram sinônimo de saúde e economia para todos os brasileiros. Esses produtos são cópias de medicamentos inovadores cujas patentes já expiraram, e sua fabricação obedece a rigorosos padrões de controle de qualidade.
20 de maio: Dia do Medicamento Genérico
Características dos genéricos
Com preços no mínimo 35% menores que os dos medicamentos de referência, os genéricos se converteram num poderoso instrumento de ampliação do acesso a tratamentos medicamentosos no Brasil.
Testes
Legislação
Boas práticas
Acesso a medicamentos
Testes
Testes
A qualidade, a eficácia e a segurança dos genéricos são comprovadas por meio de testes de equivalência farmacêutica e de bioequivalência, que garantem a intercambialidade com os medicamentos de referência.
Legislação
Legislação
A lei nº 9.787/1999, que implementou os medicamentos genéricos no Brasil, segue critérios técnicos semelhantes aos adotados por órgãos reguladores do Canadá, dos Estados Unidos, de países da União Europeia e de outros centros de referência em saúde pública no mundo.
Boas práticas
Boas práticas
Ferramentas como o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), o Programa Nacional de Verificação da Qualidade dos Medicamentos (Proveme) e o Sistema de Informações de Acidentes de Consumo (Siac) garantem a qualidade dos genéricos.
Acesso a medicamentos
Acesso a medicamentos
Com os genéricos, o consumo de centenas de substâncias essenciais à manutenção da saúde, sobretudo as destinadas ao controle de doenças crônicas, foi ampliado significativamente nos últimos anos.
Genéricos em números
As associadas da PróGenéricos respondem por 90% do mercado brasileiro de medicamentos genéricos. Confira outros dados do setor.

Das doenças conhecidas podem ser tratadas com genéricos

Dos medicamentos da Farmácia Popular são genéricos

dos consumidores compram ou já compraram genéricos

dos medicamentos vendidos no país são genéricos

Dos medicamentos prescritos no Brasil são genéricos
Biossimilares
Em 2021, a PróGenéricos incorporou os biossimilares à sua marca. São dois segmentos sob a mesma missão institucional: contribuir com a ampliação do acesso a medicamentos no Brasil.

O que são biossimilares?
Biossimilares são produtos biológicos desenvolvidos a partir de organismos vivos. Esses medicamentos, que incluem vacinas, soros, hemoderivados, anticorpos monoclonais e outros fármacos não sintéticos, são indicados para a reposição de certos hormônios e o tratamento de diversas doenças crônicas e agudas.

Biossimilares no Brasil
Desde 2018, a Anvisa concedeu registro a 21 medicamentos biossimilares, totalizando 32 aprovados pela agência. Desses, apenas dois são inteiramente produzidos no Brasil: a somatropina e o rituximabe. Outros cinco biossimilares estão em processo de aprovação.
Logística reversa
Na área farmacêutica, logística reversa significa que o medicamento domiciliar rejeitado pelo consumidor retornará para sua cadeia de produção e distribuição, a fim de ter um descarte final ambientalmente adequado.
Pelo Decreto nº 10.388/2020, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso devem ser deixados em farmácias com coletores.
