Nova edição do Prêmio ACESSA

Em seu terceiro ano, a premiação volta a reconhecer iniciativas capazes de promover a conscientização e o engajamento da população em benefício da própria saúde e bem-estar

Prevenir doenças, aderir a hábitos saudáveis, aprofundar conhecimentos sobre o uso responsável de medicamentos isentos de prescrição e saber reconhecer informação de qualidade sobre saúde física e mental – eis alguns dos assuntos que norteiam a edição 2024 do Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA.

O objetivo é selecionar e divulgar campanhas, programas, cartilhas, guias, estudos e pesquisas relacionados ao conceito de autocuidado, qualidade de vida e boas escolhas em saúde. “Estamos muito entusiasmados em lançar a terceira edição da premiação. Ao longo das versões anteriores, testemunhamos iniciativas transformadoras que têm impactado positivamente a saúde e o bem-estar das pessoas, promovendo a autonomia e o conhecimento em autocuidado”, comenta Marli Sileci, presidente executiva da ACESSA.

Voltado a profissionais advindos de setor público, privado, terceiro setor e startups do país, o prêmio conta com três categorias – Comunicação em Saúde e Autoconhecimento; Promoção à Saúde; e Uso Racional de MIPs & Outros Produtos –, além de um reconhecimento especial cujos critérios serão divulgados em breve.

“Nesta nova etapa, esperamos receber ainda mais projetos inovadores e inspiradores, que contribuam para fortalecer o conceito de autocuidado em saúde. Estamos ansiosos para reconhecer e premiar os esforços que estão fazendo a diferença em nossa comunidade e esperamos continuar incentivando e apoiando essas iniciativas para ajudar todas as pessoas a terem uma qualidade de vida melhor”, completa Marli Sileci. Os trabalhos serão analisados por um júri técnico em duas etapas. Na primeira, as notas definirão três finalistas de cada categoria, que serão divulgados nos sites da premiação, da ACESSA e da revista VEJA SAÚDE.

Em seguida, todos os jurados votarão para eleger os ganhadores – estes vão ser conhecidos em cerimônia que será realizada em Brasília, no dia 10 de julho, mês em que é comemorado o Dia Internacional do Autocuidado. Em 2023, a premiação entregou troféus para profissionais responsáveis por uma plataforma que apoia mulheres na jornada da maternidade, um guia digital para ajudar a evitar quedas em casa e um aplicativo que auxilia o cotidiano de pacientes com epilepsia. Em Reconhecimento Especial, por sua vez, foi vencedora uma ação que defende o investimento em educação para combater fake news em saúde.

Clique aqui e saiba mais sobre os ganhadores do ano passado e não deixe de indicar seu trabalho nessa nova edição.