Vendas de Genéricos crescem 11,75% em 2015

Vendas de Genéricos crescem 11,75% em 2015 

Em volume o crescimento foi de 12,3%. Participação de mercado avança em ritmo mais lento, o que indica diminuição no acesso e na chegada de novos consumidores ao mercado

As vendas de medicamentos genéricos somaram R$5,9 bilhões em 2015, alta de 11,75% em relação a 2014, período em que o resultado foi de R$5,3 bilhões. Embora expressivo, trata-se do pior desempenho financeiro do setor nos últimos 3 anos.

As informações são da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos, com base nos indicadores do IMS PPP (Pharmacy Purchase Price), que considera o preço de aquisição dos medicamentos pelos consumidores nas farmácias, incluindo todos os descontos praticados pela cadeia (industrias, distribuidores e varejo).

Por este modelo, é possível verificar o preço real dos produtos, já com os descontos praticados pelas indústrias e farmácias que em alguns casos podem chegar a 60% do preço original (fábrica).

Acima da média

Apesar de abaixo das expectativas do segmento, os genéricos apresentaram desempenho acima da média do mercado farmacêutico (incluindo todas as categorias de produto), que ficou na casa dos 10,65%, acumulando vendas totais de R$46,4 bilhões, contra R$41,9 bilhões em 2014.

Os genéricos tiveram também desempenho superior ao registrado pelos similares, produtos de cópia que desde 2014 são do ponto de vista sanitário equivalentes aos produtos de referência. As vendas de similares cresceram  9,14% entre 2014 e 2015, somando vendas acumuladas de R$3,6 bilhões no ano passado contra R$3,3 bilhões em 2014. A mesma dinâmica se percebe com os produtos de referência, que são os produtos com proteção patentária. As vendas deste segmento acumularam em 2015 R$17,8 bilhões, contra R$16,3 bilhões em 2014, apresentando crescimento de 9,29%.

“Como podemos observar, os genéricos seguem com o papel de impulsionador do crescimento do setor farmacêutico no país. Por responder por uma fatia importante do faturamento das maiores indústrias em operação no Brasil, a diminuição do ritmo de crescimento nas vendas da categoria preocupa os empresários de uma forma geral”, explica Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos.
 

Volume: acesso mais lento pode impactar a saúde pública

Em unidades, os genéricos apresentaram crescimento de 12,19% no volume vendido no passado. Foram comercializadas 978.333 milhões de unidades contra 872.044 milhões em 2014. Em volume, as vendas de genéricos em 2015 superaram os resultados alcançados em 2014 em relação a 2013, porém, ficaram menores do que a expansão registrada em 2013 em relação a 2012, que foi de 15,71%.

Para a presidente executiva da PróGenéricos, Telma Salles, o baixo desempenho da economia brasileira em 2015 foi determinante para um crescimento abaixo do esperado. “Nossa expectativa era de um crescimento de pelo menos 15% em volume. Com o encarecimento dos custos de produção, afetados por fatores como a alta do dólar e o aumento do custo da energia, a rentabilidade do setor vem sendo afetada, o que pode desestimular investimentos em inovação e até mesmo no lançamento de novos genéricos”, afirma a executiva.

O market share dos genéricos atingiu a marca de28,88% em unidades no fechamento de 2015, contra 27,64% alcançado em dezembro de 2014. Em valores, os genéricos bateram a marca 12,91% de participação de mercado.

“Nos últimos 3 anos não avançamos mais do que 2% na participação de mercado em volume, o que significa que o acesso vem ocorrendo de forma mais lenta. Isso significa que menos pessoas têm conseguido comprar seus medicamentos no Brasil justamente em um momento em que assistimos o envelhecimento da população. A longo prazo, essa realidade pode provocar grandes estragos na saúde pública do país. Doentes crônicos que não fazem acompanhamento terapêutico de suas enfermidades sofrem riscos de complicações mais sérias, que certamente irão onerar o sistema de saúde, seja público ou privado”, afirma.

Sobre a ProGenéricos

Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) é uma entidade que congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização medicamentos genéricos no país.

Sem fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil através da consolidação e ampliação do mercado de genéricos.

Juntas, as  14 associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento de genéricos no país. Articulando-se com diversos setores da sociedade, instituições de ordem pública e privada, a Pró Genéricos canaliza as ações de suas associadas, dando densidade ao debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país. Visite o site: www.progenericos.org.br